14
Dez 10

Tem Shakira para todos os gostos no álbum Sale el Sol, cuja turnê passará por Porto Alegre no dia 13 de Março de 2011. O disco, majoritariamente em espanhol, soa como uma espécie de retrospectiva da carreira de quase 20 anos da colombiana ao recuperar, em canções inéditas, cada fase da trajetória da artista sul-americana mais bem-sucedida no mercado fonográfico dos EUA.

Assumindo diferentes personas ao longo de Sale el Sol, Shakira contenta a sua distinta massa de fãs. Àqueles que preferem sua vertente mais roqueira, explorada durante a década de 1990, Devoción e Tu Boca; aos que apreciam criar passos de dança na frente do espelho, Addicted to You e Loca; aos apaixonados que não dispensam as baladas, Lo que Más e Antes de las Seis.

Apesar de a maioria de suas canções não ser um pop dançante, Shakira tem a sua imagem vinculada aos requebrados que hipnotizam o mundo desde 2001 – quando lançou as canções Whenever Wherever e Objection (Tango) e foi catapultada para o topo das paradas. No seu nono CD, a colombiana decide se aprofundar na sonoridade latina – principalmente no ritmo originário da República Dominicana, o merengue. Para tanto, conta com a ajuda do cantor dominicano El Cata, de quem regrava duas canções: a poderosa faixa de apresentação Loca e a sacolejante Rabiosa. Devido à exigência velada do mercado norte-americano, as músicas também têm versões em inglês – cantadas em parceria com os rappers Dizzee Rascal e Pitbull.

Depois de uma mal-sucedida incursão na música eletrônica capitaneada por Pharrell Williams no CD She Wolf, de 2009, Shakira volta a apostar na pluralidade de sons que marcou as suas produções anteriores. No hip hop Gordita, mantém um flerte assanhado com o cantor Residente, do duo porto-riquenho Calle 13; no merengue Addicted to You, mistura espanhol e inglês num refrão dançante; na roqueira Tu Boca – faixa composta com o guitarrista argentino e parceiro de longa data Gustavo Cerati (que está em coma desde Maio) –, ela derrete-se para um sujeito; na balada Lo que Más, Shakira despeja as suas emoções ao noivo Antonio de la Rúa, filho do ex-presidente da Argentina Fernando de la Rúa.

Sale el Sol ainda tem espaço para cover do grupo londrino de indie rock The xx (Islands) e para a mensagem positiva da faixa-título: “Não há mal que dure cem anos / Nem corpo que aguente / O melhor sempre espera adiante / E um dia depois da tempestade / Quando menos você pensa, sai o sol”.

 

Fonte: Clicrbs


MENU
YOU TUBE

E-MAIL
Se tiveres coisas da Shakira que queiras partilhar com outros fãs ou qualquer dúvida que tenhas podes comentar no blog ou enviar um e-mail para: ASMAISFIXES2@HOTMAIL.COM
mais sobre mim
Informações Blog
Nome: Shakira Fans Portugal Desde: 24 de Maio de 2008 Administradora: Patrícia Hospedagem: Blogs Sapo
GALERIA DE FOTOS